terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quem manda na devastação da floresta amazônica


Segundo a revista Observatório Social que será lançada na próxima quinta 17, políticos e empresários do Pará montaram um consórcio para abastecer a indústria mundial do aço com carvão do desmatamento e do trabalho escravo. Fazem parte do consórcio funcionários da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Os principais beneficiários do esquema são as companhias siderúrgicas que operam no pólo de Carajás, dentre elas a Cosipar, que em breve receberá um aporte de US$ 5 bilhões de investidores russos.
Com o carvão do desmatamento fornecido pelo consórcio - e o minério de ferro da Vale, as siderúrgicas produzem ferro-gusa. Depois, vendem o produto para gigantes globais do setor de aço.
São as mega empresas de aço que financiam a devastação da floresta, pois compram 90% da produção de ferro-gusa. São elas: Gerdau, TyssenKrupp, Kohler, WhirlpoolCorp, Nucor Corporation e National Material Trading Co.
A Vale também é responsabilizada, ao não cumprir acordo de 2008 com o Ministério do Meio Ambiente, de só vender minério de ferro para quem usasse carvão certificado.
Na edição do jornal Valor Econômico de segunda 14, o governador do Pará, Simão Jatene, disse o seguinte: Tenho relação boa com todo mundo que trata bem o Estado e tenho uma relação péssima com todo mundo que trata ou tenta tratá-lo mal.... não tenho problema com nenhuma empresa. Não pretendo ser empresário e espero que eles não pretendam ser governadores do Estado”.
Simão Jatene herdou de Ana Júlia uma das secretarias de estado de meio ambiente mais problemáticas do país. Terá forças para afastar os corruptos e sanear o órgão ambiental?
Nessa semana, vamos ouvir o governador e saber quais seus planos para estancar a devastação da floresta, financiada pela indústria global do aço. Acompanhe aqui no blog.


© Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução não comercial, desde que o autor seja citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário